Home » Gerência de Projetos

Documentando a Concepção do Problema

28 setembro 2007 No Comment

concepçãoComo prometido no post anterior vamos documentar tudo que entendemos sobre o projeto a ser desenvolvido, quem serão os usuários deste site, o que irão fazer e quais seus objetivos. Alem de dados sobre a contratante como, posicionamento no mercado, produto, sérviços estrutura etc.

Este documento muda de nome dependendo da metodologia usada, a metodologia Moebius criada pelo I-group dá o nome de Diagnóstico, acho bem interessante e claro, afinal estamos diagnosticando o problema.


Iremos descrever tudo o que entendemos sobre o projeto, e seus usuários.
Então mãos a obra, como diria meu irmão “Ferro na Boneca” os itens serão:

Resumo (Que empresa? Qual origem do Projeto? Qual Objetivo? Quais Benefícios? )
Publico Alvo (Pessoas Físicas ou Jurídicas? Idade media? Escolaridade? Classe A, B ou C)
Demandas do Usuário (Quais tarefas dos usuários no site?)
Produto/Serviço (Diferencial, Marketing, Valor Percebido)
Mercado (Tempo de mercado, posicionamento, concorrência e metas)
Interlocutor (Quem será responsável pela comunicação com o desenvolvedor e fornecimento de material? Quais meios de contato? Qual disponibilidade?)

Conhecer a empresa e seu mini mundo é o básico para começar a desenvolver o projeto, ai alguns imaginam, mas pra que documentar isso? A documentação ira permitir que outros envolvidos no projeto tenham a mesma visão. Irá garantir que o desenvolvedor e a contratante estão com a mesma percepção do projeto.

A Hora do “Chamegão”

Após a finalização do documento a contratante aprova as informações do diagnóstico, concordando com todo levantamento feito e autorizando prosseguir o projeto baseando-se naqueles dados.

Essa é a importância deste documento, por isso ele precisa ser claro, objetivo e auto explicativo. Evite termos técnicos, se não for possível crie um glossário para os termos menos conhecidos.

Irei disponibilizar aqui modelos do documento, iremos perceber que podem conter outros itens no documento de concepção.

Comente este artigo!

Seja simpático, não pratique Spam.

Nome

E-mail (Não será publicado)

Você pode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>