Home » Gerência de Projetos

A importância do Projeto

25 setembro 2007 No Comment

Bem, já sabemos o porquê de desenvolver o site, já sabemos as demandas do usuário e já escolhemos a agência adequada, é hora de começar a pensar no projeto.

Como serão dividas as tarefas no site, quais informações possuem mais relevância, quantos itens de menu teremos, quais funcionalidades serão aplicadas.

Para definir tudo isso e mais importante documentar todas estas decisões, é que precisamos do projeto. Muitas agências abrem mão do projeto e documentação por não se adaptarem a tanta burocracia, mas sem o projeto perdemos o controle sobre o desenvolvimento e oque o cliente espera, por isso minha opinião é: vamos juntar o útil ao agradável.

Existem dezenas de metodologias existentes no mercado, cada uma com seus pros e contras, algumas muito burocráticas, outras com carência de documentação, dificilmente uma metodologia vai encaixar ao seu modo de trabalho sem nenhuma adaptação. Podemos criar nossa própria metodologia, temos 3 etapas fundamentais na gerencia do projeto que são:

Concepção do problema
Proposta de Solução deste problema
Resolução (Desenvolvimento)

Cada etapa é homologada pelo contratante antes de prosseguir para outra, só após tenha entendido exatamente o problema do cliente é que podemos propor alguma solução.

Como podemos saber se está tudo realmente entendido? Documentação! :P

Nada de burocracia nem lero-lero, seremos objetivos afinal, só vamos formalizar o problema que iremos resolver. Este será tema do nosso próximo Post.

Comente este artigo!

Seja simpático, não pratique Spam.

Nome

E-mail (Não será publicado)

Você pode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>