Home » Gerência de Projetos

Pra que você quer um site?

20 setembro 2007 No Comment

As vezes recebo solicitações de orçamento para o desenvolvimento de sites, quando pergunto qual o motivo do contratante ter um site, alguns se assustam e dão respostas como:

-Pra loja “Uai”!
-Eu ainda não tenho.
-Você acha que eu não preciso?

O desenvolvimento de um site é uma solução, o site é uma ferramenta para se alcançar um objetivo, solucionar um problema, alcançar um público-alvo ou informatizar um sistema de comunicação já existente. Se o contratante não sabe pra que quer um site, imagina quem vai desenvolvê-lo.
Hoje existem ferramentas como o Google Analytics que nos permite monitorar a navegação dos usuários a fim de conhecer melhor o público e suas demandas, assim com um objetivo bem definido e uma boa gestão do site é possível alcançar e quantificar o retorno que o site traz ao contratante.

Erros mais comuns entre os contratantes:

-Fazer o site pensando nele e não em seus usuários.
-Pensar que os usuários vão perder horas em seu site lendo artigos que só interessam a empresa.
-Encher o site de conteúdo, “pra ser bem completo”.
-Por músicas, encher de animações.
-Disponibilizar informações como: Clima, Cotação, Notícias externas etc.

O usuário quando visita um site ele vai buscar uma informação especifica, chamamos essa necessidade de “Demandas do usuário”, quando um usuário chega ao site e não encontra rapidamente a informação que foi buscar ele simplesmente sai do site, pois sabe que a concorrência está a um clique, e como vimos acima ele tem uma necessidade e não vai ficar vendo animações, gifs, previsões etc.

Então como deve ser um site ideal? O site ideal tem todas as informações que o usuário procura de forma clara e objetiva, menor número de cliques e pensar menos para chegar ao seu objetivo é isso que todo usuário quer.

Por esse motivo é tão importante que o contratante saiba exatamente o motivo pelo qual quer um site, conhecer bem seu público-alvo e o que ele quer encontrar no site.

Comente este artigo!

Seja simpático, não pratique Spam.

Nome

E-mail (Não será publicado)

Você pode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>